
CURSOS DE CURTA DURAÇÃO
Temáticas inovadoras com as especialidades mais demandadas pelo mercado
Gestão e Operação Portuária (Básico)
Neste momento o país está discutindo a questão da desestatização de portos, em que provavelmente será um novo momento para o setor portuário brasileiro. Neste sentido, alguns portos, como o de Santos, São Sebastião serão estudados num futuro breve, em termos das estratégias de gestão adequadas para aprimorar sua performance.
O primeiro estudo já concluído foi realizado para o porto do Espírito Santo administrado pela Companhia Docas do Espírito Santo S.A. CODESA, que foi encomendado pelo Banco de Desenvolvimento Nacional (BNDES). A partir deste novo paradigma de gestão e operações de portos no Brasil, mudanças nas sistemáticas de gerenciamento deste setor poderão ser induzidas no curto, médio e longo prazo.
Considerando que os portos brasileiros são responsáveis pela movimentação de 90% das cargas de exportação do país, bem como, devido ao quantitativo de 37 portos públicos e mais de 200 terminais portuários distribuídos dentro da extensão litorânea nacional, além dos portos e terminais fluviais, a mudança no modelo de gestão que está sendo estudada poder-se-á abrir novas oportunidades e necessidades para o setor.
Novos terminais portuários estão sendo construídos no eixo norte do país, consolidando o Arco Norte como um novo vetor de exportação de commodities nacional. As projeções indicam que o volume a ser movimentado até 2030 deverá alcançar a ordem de 30 milhões de toneladas. Novas expansões também estão sendo previstas e sendo realizadas pelos arrendatários dos terminais dentro das áreas de porto público.
Adicionalmente, verificamos que a produtividade dos portos brasileiros está aumentando, sendo que a cada ano os volumes movimentados estão mostrando crescimento. Em 2019, o Brasil movimentou 1,1 bilhões de toneladas nos seus complexos portuários, mesmo no ano de 2020, com problemas relacionados com a pandemia a expectativa é que ocorra aumento das movimentações, principalmente no setor de graneis sólidos.
Considerando o cenário atual brasileiro e as mudanças que podem ocorrer neste setor chave para o desenvolvimento do país, bem como, a demanda por profissionais capacitados para suprir os desafios emergentes é que a Universidade Federal Fluminense – Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda criou o curso de curta duração intitulado “Gestão e Operação Portuária” com carga horária de 40 horas, sendo 24 horas presencial online e 16 horas a distância para desenvolvimento de atividade complementar. Este curso está dentro de um pacote de cursos de formação executiva oferecidos pela instituição.
O curso será ministrado de maneira remota às sextas-feiras (18:00 às 22:00 horas) e sábados (8:00 às 12:00), por meio da Plataforma ZOOM. A ocorrência será quinzenal com início em 16/10/2020, conforme o cronograma abaixo.
SOBRE O CURSO
Este curso está vinculado à Universidade Federal Fluminense (UFF) - Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda, com carga horária de 40 horas de aulas remotas. Este curso está dentro de um pacote de cursos de formação executiva oferecidos pela Instituição por meio do seu programa de atividades de extensão.
Módulo: Transporte marítimo e fluvial
-
Aspectos gerais do transporte marítimo
-
Visão da economia marítima
-
Mercados marítimos
-
Característica da operação marítimo fluvial no Brasil
-
Tipos de embarcações marítimas e fluviais
-
Economia de escala e impacto nos portos
-
Cabotagem e operação portuária no Brasil
-
Lead time da operação do transporte marítimo e fluvial
-
Desafios no sistema portuário
-
Exemplo de cálculo de frete
Módulo: Características das cargas movimentadas em terminais portuários
-
Características das cargas movimentadas nos terminais portuários brasileiros
-
Análise do comportamento e requisitos das cargas
-
Preparo para movimentação de cargas
-
Planejamento e segurança nas movimentações de cargas perigosas
Módulo: Equipamento portuário
5. Principais equipamentos portuários
6. Considerações sobre escolha e seleção de equipamentos
7. Análise de trade-off
8. Principais indicadores portuários focados em equipamentos (Overall Equipment Effectiveness)
Módulo: Planejamento portuário
-
Conceitos elementares do planejamento portuário
-
Planejamento em função da natureza do porto e carga
-
Interação porto x navio
-
Métodos aplicados ao planejamento (gate, pátio, berço e filas)
-
Introdução à sobre-estadia. Fontes do direito.
-
Conceitos básicos: demurrage, detention, free time, dispatch.
-
Principais problemas e soluções

40h de conteúdo prático e acionável.
O curso será ministrado de maneira remota às sextas-feiras (18h às 22h) e sábados (8h às 12h), por meio da plataforma ZOOM. A ocorrência será quinzenal.
UMA CERTIFICAÇÃO UFF
PARA O SEU CURRÍCULO
.png)

Por apenas: 3x de R$300
No boleto bancário
SAIBA MAIS
Preencha um cadastro rápido e receba mais informações de um de nossos consultores.