PROFESSORES

Coordenadores
d8dd6ff3672c2febaf8af48d9ab62c4a.jpeg
Andrei Bonamigo
icons8_linkedin_50px_1.png
Coordenador

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina 2017. Pós-doutorando na Escola de Engenharia de Lorena (da Universidade de São Paulo). Possui Mestrado em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, Mestrado Sanduíche no IPS Polytechnic Institute of Setúbal Portugal 2014. Especialista em Engenharia de Produção pelo Instituto Superior Tupy Joinville/SC 2012. Graduado em Engenharia de Produção 2020 e Graduação em Fabricação Mecânica pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial 2010. Tem formação de nível Técnico em Mecânica SENAI 2007. É Professor Adjunto A nível 2 na Universidade Federal Fluminense lotado no Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda. É Professor do curso de Mestrado profissional em Engenharia de Produção da UFF. É o coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Engenharia de Serviços GEPES. Membro do Grupo de Pesquisa Gestão, Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação GETI da USP Atuou como docente nos cursos de graduação e de pós-graduação na Universidade do Oeste de Santa Catarina, UCEFF Faculdades e SENAI. Atuou como diretor/administrador da empresa Kata Business Solutions. Tem experiência na implementação e gestão de estratégias para a gestão da produção de bens e serviços baseadas no Lean thinking Business ecosystem ISO 9001 e Industrial service Tem interesse em pesquisas na área de Gestão de ecossistemas de serviços industriais e cocriação de valor em serviços, Lean Thinking na gestão de serviços e Gestão do conhecimento, empreendedorismo, gestão de riscos e inovação em serviços industriais É revisor de revistas nacionais e internacionais ligadas a Engenharia de produção e Administração.

c3b16c28b72d5f33c2be188bbb1ba766.jpg
Newton Pereira
icons8_linkedin_50px_1.png
Vice Coordenador

Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense lotado na Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda. É Pós Doutor em Engenharia Naval e Oceânica pela USP. Doutor e mestre em Engenharia Naval e oceânica pela USP. Engenheiro de Produção pela Universidade Guarulhos e Tecnólogo Fluvial/Naval pela Universidade Estadual Paulista UNESP Faculdade Tecnologia de Jaú. É o coordenador do Centro de Estudos para Sistemas Sustentáveis (CESS UFF) e coordena os estudos de descomissionamento e reciclagem de navios. Tem contribuído com empresas do setor público e privado sobre a temática de marítima e portuária, estudos de capacidade portuária, gestão e operação, logística e transporte, sustentabilidade portuária, reciclagem de embarcações, impactos ambientais com ênfase na mitigação do coral sol. Foi um dos ganhadores do prêmio UFF de Excelência edição 2019 na modalidade Inovação Mercadológica pelo desenvolvimento de um “Sistema de Contenção de Incrustações de Corais em Unidades Offshore”. Foi um dos finalistas do Prêmio ANTAQ de Sustentabilidade Portuária 2017. É detentor de 12 patentes depositadas junto ao INPI Membro da Sociedade Brasileira de Engenharia Naval. É autor e organizador do livro “Portos e Terminais do Planejamento à Operação” lançado, em dezembro de 2020, pela Editora Conceito Atual.

Professores
Christian Vargas Carneiro
Christian Vargas Carneiro

Doutorando pela Universidade Federal Fluminense, possui Mestrado em Engenharia Civil e graduação em Engenharia Civil pela UNIFOA. Professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção, atuando principalmente com os seguintes temas: Gestão da Produção e Gestão de Projetos. Possui experiência em EAD ministrando aulas nos cursos de administração Pública e Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense. Atua como professor no curso de MBA em Gerenciamento de Projetos da UFF.

Dierci Silveira
Dierci Silveira

Possui graduação (B.Sc.) em Engenharia Mecânica pela Fundação Souza Marques (1982), Mestrado (M.Sc.) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e Doutorado (Ph.D. in Health and Safety Sciences) pela University of Surrey - European Institute of Health Medical Sciences (1999), Inglaterra/Reino Unido (UK). Pós-doutorado em Meio Ambiente e Sustentabilidade na University of California - UCLA (Los Angeles) - no Institute of the Environment and Sustainability - IoES (2015).

Henrique Martins Rocha
Henrique Martins Rocha

Doutor em Engenharia Mecânica (na área de Engenharia de Produção) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, com estudos de pós-doutoramento em Projetos/PDP na mesma instituição, Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense - UFF, Especialista em Finanças Corporativas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, em Gestão Empresarial (MBA) pela Fundação Getúlio Vargas - FGV e em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO; Engenheiro Mecânico pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, com aperfeiçoamento em Desenvolvimento de Produtos (Engineering Excellence) pelo Rochester Institute of Technology - RIT. Atuou por 27 anos no Brasil, USA e Canadá em funções executivas e técnicas em empresas como Xerox, White Martins, Flextronics, Remington, CBV e Siemens, nas áreas de Análise de Negócios e Estratégia Empresarial, Projetos e Programas, Desenvolvimento de Novos Produtos e Processos, Planejamento e Controle de Produção, etc. Atua na área acadêmica desde 2001, como professor e coordenador de cursos de graduação e pós-graduação e professor-tutor EaD e MOOC.

Marcela Cohen
Marcela Cohen

Marcela Cohen Martelotte é professora adjunta do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense; possui graduação em Estatística; mestrado em Administração de Empresas pela Escola Brasileira de Administração Pública e Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE / FGV) e também em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio; doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Sua pesquisa foi publicada em revistas científicas como Science and Public Policy, IEEE Transactions on Multimedia e Journal of Official Statistics. Trabalhou para diferentes organizações na área de probabilidade e estatística, e desenvolveu uma pesquisa de pós-doutorado em análise de séries temporais na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brazil. É pesquisadora associada do Programa de Pesquisa em Gestão da Aprendizagem Tecnológica e Inovação Industrial no Brasil da EBAPE / FGV e representante do Brasil no grupo na ISO responsável pela norma 10017 (Guidance on Statistics Techniques for ISO 9001:2000).

Marco Conejero
Marco Conejero

Marco Conejero atua em projetos e pesquisas em governança e estratégia para MPE's, empresas familiares, cooperativas, associações empresariais, arranjos produtivos locais (APLs), clusters e regiões geográficas (IGs). Conejero é economista e doutor em administração pela FEA/USP. Mestre em administração de organizações pela FEA-RP/USP. Foi pesquisador-visitante da Howard University, em Washington DC, EUA, em 2006, e da Universidad de Buenos Aires, Argentina, em 2009. Foi docente-pesquisador do programa de Mestrado Profissional em Administração de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) da FACCAMP (Faculdade Campo Limpo Paulista). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Administração e Administração Pública (VAD), do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), da Universidade Federal Fluminense (UFF), Campus Aterrado em Volta Redonda - RJ, e faz parte do corpo docente permanente do Mestrado Profissional em Administração do PPGA (Programa de Pós-Graduação em Administração).

Nilson Brandalise
Nilson Brandalise

Possui graduação em Administração pela Faculdade Católica de Administração e Economia (1981), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2001) e Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2017). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: administracão, administracão financeira, engenharia econômica, matemática financeira, comportamento organizacional, orçamento e qualidade.